Dicas para otimizar seu planejamento de obras

Planejar uma obra é um trabalho que deve ser realizado com muito cuidado e atenção, já que o resultado dele vai ditar o andamento do projeto. Com um plano bem estruturado, as chances de o desenvolvimento da obra ser um sucesso são bem maiores.

Apesar de não ser uma tarefa fácil, há algumas técnicas que auxiliam na montagem de um planejamento de obra para que ele seja o mais exato possível. A seguir, mostraremos 4 dicas para você otimizar o seu planejamento de obras. Confira!


  1. Estabeleça prazos realistas

Não adianta estabelecer prazos em um planejamento que só podem ser cumpridos se as condições na obra forem perfeitas. Afinal, todo profissional que trabalha nesse tipo de ambiente sabe que imprevistos acontecem. Problemas com fornecedores ou dias em que funcionários faltam são uma realidade e eles devem ser colocados na conta do prazo de entrega do projeto.

Sendo assim, é preciso definir uma data que dê uma margem para os trabalhadores, caso haja eventos como esses. Preste atenção para não colocar um prazo muito maior que o necessário para finalizar as atividades, pois isso pode prejudicar a produtividade dos funcionários e consequentemente o desenvolvimento de sua obra.


  1. Fique atento ao clima

As chuvas são capazes de atrapalhar bastante o andamento de uma obra. Por isso, você não pode se esquecer de verificar como estará o clima durante o desenvolvimento de seu projeto. Isso é importante para o cálculo de sua margem do prazo, mas também para que você consiga ajustar o seu cronograma.

Por exemplo, caso haja previsão de chuva em uma semana e você saiba com antecedência, tem a possibilidade de alterar as tarefas daqueles dias e programar atividades que não dependam do clima para serem realizadas.

Dessa maneira, o prazo não é tão afetado pelas condições climáticas e você aproveita a mão de obra. Lembre-se de avisar a sua equipe previamente sobre as mudanças para que ela possa se preparar também.


  1. Pense na logística das instalações na obra

A logística é a organização da movimentação no projeto, do armazenamento dos materiais e da disposição deles e dos setores de serviço no canteiro. Então, é imprescindível criar uma boa logística para que o trabalho seja otimizado.

Organize tudo de uma forma que os operários não precisem se deslocar muito para realizar as atividades do dia, que as áreas sociais não se misturem com a construção e as operações de carga e descarga não atrapalhem o serviço dos funcionários.

Se esses itens forem bem planejados, o local se torna mais produtivo, porque os funcionários não perdem tempo fazendo tarefas desnecessárias ou percorrendo grandes distâncias na obra. Ele ainda fica mais seguro, pois o risco de acidentes é minimizado.


  1. Mantenha um diário da obra

Para que você consiga verificar se o seu planejamento está funcionando e possa otimizá-lo, é fundamental manter um diário da obra. Nesse documento você registra o que foi idealizado e como está o andamento do projeto.

Ele é excelente, pois mostra ao responsável a evolução da obra, o que está em falta e se o prazo ainda está dentro do que foi estabelecido. Para unir todas essas informações em um só lugar e de maneira prática, existem softwares criados especialmente para realizar essa função.

Montar o plano de desdobramento do seu projeto ficará bem mais fácil se você seguir essas 4 dicas. O seu trabalho será aperfeiçoado, assim como o desenvolvimento da sua obra. Com o Sistema GPM você vievencia na prática cada um desses passos. Ligue e adquira o Módulo de Gestão de Obras 85 3275-5040 Agora que você já sabe como otimizar seu planejamento de obras, que tal ver o que é a roteirização e como ela pode ajudar o seu negócio?

Entre em contato com um de nossos consultores e solicite mais informações sobre as soluções que temos para a gestão da sua empresa.

Solicitar contato

Mensagem
enviada
com sucesso Entraremos em contato